Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores

Autores

  • Dionize Montanha Universitário Lusíada da Fundação Lusíada; Escola de Enfermagem
  • Marina Peduzzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300007

Palavras-chave:

Educação continuada em enfermagem, Capacitação em serviço, Trabalho

Resumo

Estudam-se as atividades educativas de trabalhadores de enfermagem, com o objetivo de analisar o levantamento de necessidades e os resultados esperados, segundo a concepção dos trabalhadores. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada com vinte e cinco trabalhadores em um hospital de ensino no município de São Paulo, e análise temática do material empírico. Os resultados mostram que o levantamento de necessidades é realizado predominantemente com base em problemas no desempenho técnico e na aquisição de novos equipamentos; e que os resultados esperados, no curto prazo, são majoritariamente a melhora no desempenho de procedimentos e, em médio e longo prazo, ampliação da reflexão crítica do trabalho. Conclui-se que predomina a concepção de EC tanto no levantamento de necessidades como nas expectativas de resultados das ações educativas, convivendo com a concepção de EP, o que mostra uma complementaridade entre ambas as concepções de educação no trabalho.

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Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Montanha, D., & Peduzzi, M. (2010). Educação permanente em enfermagem: levantamento de necessidades e resultados esperados segundo a concepção dos trabalhadores. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(3), 597-604. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300007