O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300019Palavras-chave:
Filosofia em enfermagem, Cuidados de enfermagem, Conhecimento, Educação em enfermagemResumo
Trata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-09-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Silva, A. L. da, & Freitas, M. G. de. (2010). O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(3), 687-693. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300019