O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade

Autores

  • Ana Lúcia da Silva Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Instituto de Saúde
  • Marlene Gomes de Freitas Universidade Bandeirante de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300019

Palavras-chave:

Filosofia em enfermagem, Cuidados de enfermagem, Conhecimento, Educação em enfermagem

Resumo

Trata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.

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Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, A. L. da, & Freitas, M. G. de. (2010). O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(3), 687-693. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300019