Situações de conflito vivenciadas no contexto hospitalar: a visão dos técnicos e auxiliares de enfermagem

Autores

  • Carla Aparecida Spagnol Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Gislene Rodrigues Santiago Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Bruna Mendes de Oliveira Campos Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Maria Tereza Melo Badaró Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Jackeline Soares Vieira Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Ana Paula de Oliveira Silveira Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300036

Palavras-chave:

Enfermagem, Conflito^i1^spsicolo, Gerência, Processos grupais, Relações interprofissionais

Resumo

Realizamos um estudo no Hospital das Clínicas-UFMG, objetivando analisar como o enfermeiro lida com os conflitos no ambiente organizacional. Desenvolvemos a pesquisa em duas fases de coleta de dados. Aplicamos um questionário e, em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada. Organizamos os dados de acordo com os conteúdos temáticos. Segundo os profissionais pesquisados, o termo conflito traz uma denotação negativa. Alguns sujeitos apontaram os seguintes tipos de conflito: intrapessoal, interpessoal e intergrupal. Determinado número de pesquisados relatou que o enfermeiro está preparado para lidar com situações conflituosas utilizando o diálogo e a negociação. No entanto, outros responderam que o enfermeiro não está preparado, devido à inexperiência profissional e a falta de interação com a equipe. Consideramos que esses resultados trazem uma reflexão para o enfermeiro acerca da sua conduta gerencial.

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Publicado

2010-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Spagnol, C. A., Santiago, G. R., Campos, B. M. de O., Badaró, M. T. M., Vieira, J. S., & Silveira, A. P. de O. (2010). Situações de conflito vivenciadas no contexto hospitalar: a visão dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 44(3), 803-811. https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000300036