Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100030Palavras-chave:
Cateterismo urinário, Educação em enfermagem, Informática em enfermagem, Tecnologia educacionalResumo
Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-03-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Lopes, A. C. C., Ferreira, A. de A., Fernandes, J. A. L., Morita, A. B. P. da S., Poveda, V. de B., & Souza, A. J. S. de. (2011). Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(1), 215-222. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100030