Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino

Autores

  • Carla Cristiane Paz Felix Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação
  • Ana Cristina Mancussi e Faro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica
  • Cristiane da Rocha Ferreira Dias Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100034

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Laboratórios, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo conhecer a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos aspectos físicos, pedagógicos e humanos referentes ao laboratório de enfermagem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, não experimental. A pesquisa foi realizada com 85 alunos. Um total de 58,8% dos alunos avaliou a estrutura física como ruim ou regular; já a acomodação foi avaliada por 50,6% dos alunos como ruim e péssima. Quanto ao horário de funcionamento, 63,5% dos alunos avaliaram como bom ou ótimo. Os alunos avaliaram positivamente as enfermeiras especialistas em laboratório e as monitoras com 87,0% e 84,9% de bom ou ótimo, respectivamente. A maioria dos aspectos obteve conceito bom, exceto a infra-estrutura física. O aspecto melhor avaliado foi o recurso humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Felix, C. C. P., Faro, A. C. M. e, & Dias, C. da R. F. (2011). Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(1), 243-249. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100034