O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200023Palavras-chave:
Criança, Assistência ambulatorial, Jogos e brinquedos, Pessoal da saúde, Enfermagem pediátricaResumo
O objetivo deste estudo foi compreender, na perspectiva dos profissionais de saúde, o significado do uso do brincar/brinquedo em sala de espera de um ambulatório infantil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 trabalhadores. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados, os quais foram organizados ao redor de dois temas: reconhecimento da importância do brincar/brinquedo e lidando com limitações. O brincar mostra-se como uma estratégia de cuidado à criança, pois ameniza o tempo de espera neste ambiente, altera positivamente o comportamento e valoriza o processo de desenvolvimento das mesmas, além de melhorar a comunicação e a interação com os profissionais da saúde. É preciso, entretanto, que exista uma estrutura física adequada do hospital, aliada aos profissionais de saúde e à equipe gestora sensíveis para a inclusão de novas estratégias de cuidado, a exemplo do brincar, a fim de humanizar a assistência à saúde da criança.Downloads
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Publicado
2011-04-01
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Artigo Original
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Como Citar
Nascimento, L. C., Pedro, I. C. da S., Poleti, L. C., Borges, A. L. V., Pfeifer, L. I., & Lima, R. A. G. de. (2011). O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(2), 465-472. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200023