Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção

Autores

  • Carla Silva Mendes Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300005

Palavras-chave:

Violência, Escolas, Estudantes, Enfermagem

Resumo

A violência escolar (bullying), é hoje considerada um problema de saúde pública crescente em todo o mundo. Intervir sobre este fenómeno é essencial para melhorar a qualidade de vida das crianças/adolescentes escolarizados, devendo por isso, constituir uma prioridade de pesquisa a incluir na agenda dos enfermeiros. Este estudo teve como objectivo avaliar os resultados de um programa anti-violência escolar, implementado em 307 estudantes do 2º ciclo de uma escola de Lisboa. A avaliação pré e pós Programa, foi feita por questionário, elaborado e validado para este estudo. Constatámos que antes da intervenção, existia um elevado nível de bullying (50% vítimas e 35% agressores), verificando-se também agressões dirigidas a professores (7%) e outros funcionários (9%). O Programa aplicado consistiu na sensibilização/formação de docentes e pais e no treino de competências sociais dos estudantes. Após a intervenção verificaram-se resultados significativos na redução global da violência escolar.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mendes, C. S. (2011). Prevenção da violência escolar: avaliação de um programa de intervenção. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(3), 581-588. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300005