Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança

Autores

  • Edmara Bazoni Soares Maia Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Circéa Amália Ribeiro Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Enfermagem
  • Regina Issuzu Hirooka de Borba Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400007

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Enfermagem pediátrica

Resumo

Este estudo objetivou compreender como ocorre a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico como instrumento de intervenção de enfermagem. O referencial teórico foi o Interacionismo Simbólico e o metodológico, além do Interacionismo Interpretativo. Participaram sete enfermeiras que atuavam em unidades pediátricas hospitalares e ambulatoriais, incluindo o brinquedo terapêutico em sua prática. Emergiram quatro temas representativos: ampliando seu olhar para a pessoa da criança, encantando-se com uma nova possibilidade de cuidar, percebendo sua ação revalidada e comprometendo-se com o desenvolvimento da temática. Estes revelaram que, ao conhecer o brinquedo terapêutico e utilizá-lo na assistência, a enfermeira inicia um caminhar no qual constata os benefícios dessa intervenção, o que revalida cada vez mais sua ação, passando a valorizá-lo como instrumento de intervenção de enfermagem. Os autores consideram que ensinar sobre o brinquedo e integrá-lo à assistência são desafios que ainda necessitam ser superados.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Maia, E. B. S., Ribeiro, C. A., & Borba, R. I. H. de. (2011). Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 839-846. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400007