Vivências de amamentação da criança portuguesa em idade escolar

Autores

  • Dulce Maria Pereira Garcia Galvão Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Isília Aparecida Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500004

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Criança, Conhecimento, Atitude, Promoção da Saúde

Resumo

Estudo descritivo e transversal, utilizando um questionário, com 1.078 crianças entre 7 e 12 anos de idade, dos terceiros e quartos anos do primeiro ciclo do ensino básico, de escolas públicas, para estudar as vivências de amamentação. A maioria delas, 918 (85,2%), sabia que tinha sido amamentada e 895 (83,0%) usaram chupeta. Um pequeno número viu a mãe amamentar e presenciou o pai junto da mãe quando amamentava ou respondeu que na escola os enfermeiros passaram algum conteúdo sobre amamentação. Além disso, a maioria das meninas não brincava de amamentar suas bonecas e 771 (71,5%) crianças disseram que esses brinquedos tinham mamadeira, e outras, chupetas, sendo que nas brincadeiras fingiam alimentar as bonecas com a mamadeira. Elas dizem que gostariam de amamentar, mas que teriam vergonha de fazê-lo em público. Os livros e desenhos animados com que estas crianças têm contato não apresentam figuras de mulheres amamentando. Grande número das crianças considera o leite materno como o melhor alimento para o bebê, mas verificou-se a presença de falsos conceitos e que nem todos sabiam o que era amamentar.

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Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Galvão, D. M. P. G., & Silva, I. A. (2011). Vivências de amamentação da criança portuguesa em idade escolar. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1055-1062. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500004