Chat educacional em enfermagem: possibilidades de interação no meio virtual

Autores

  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Eva Néri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500026

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação a distância, Tecnologia educacional, Internet

Resumo

Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados constituíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, A. P. S. S. da, Pedro, E. N. R., & Cogo, A. L. P. (2011). Chat educacional em enfermagem: possibilidades de interação no meio virtual. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1213-1220. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500026