Chat educacional em enfermagem: possibilidades de interação no meio virtual
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500026Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Educação a distância, Tecnologia educacional, InternetResumo
Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, que analisou os diálogos produzidos por alunos de Enfermagem em um contexto mediado por chat educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os dados constituíram-se de oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no chat do AVA TelEduc® sobre a atividade denominada Cliente Virtual. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo®; e para a análise das informações, a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram sentimentos como ansiedade, medo e motivação perante a prática hospitalar, bem como o posicionamento dicotômico dos alunos frente à atividade proposta: alguns gostaram das discussões virtuais, enquanto outros preferiram as presenciais. O artigo apresenta recomendações para o uso de chat educacional no ensino de Enfermagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-10-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Silva, A. P. S. S. da, Pedro, E. N. R., & Cogo, A. L. P. (2011). Chat educacional em enfermagem: possibilidades de interação no meio virtual. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1213-1220. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500026