Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500028Palavras-chave:
Serviço Hospitalar de Educação, Educação em enfermagem, Capacitação em serviço, Pesquisa qualitativaResumo
A educação permanente enfatiza a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focaliza a prática como fonte do conhecimento e coloca o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo objetivou identificar demandas e expectativas, fatores que interferem na qualificação de trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário e propor práticas de capacitação na perspectiva da educação permanente. O processo investigativo fundamentado nos princípios da pesquisa-ação foi realizado no período de 2007 a 2008, tendo como sujeitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os dados foram obtidos em oficinas de capacitação com 114 trabalhadores de enfermagem. Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos trabalhadores para identificação e resolução de problemas no trabalho e a necessidade de mudanças nas práticas de capacitação. Esta pesquisa subsidiou a elaboração da proposta de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem para a instituição.Downloads
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Publicado
2011-10-01
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Artigo Original
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Como Citar
Jesus, M. C. P. de, Figueiredo, M. A. G., Santos, S. M. dos R., Amaral, A. M. M. do, Rocha, L. de O., & Thiollent, M. J. M. (2011). Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1229-1236. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500028