Panorama da educação à distância em enfermagem no Brasil

Autores

  • Priscila Tagliaferro Rojo Universidade Federal de São Carlos; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Sheila de Souza Vieira Universidade Federal de São Carlos; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas Universidade Federal de São Carlos; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Elisane Regina Sandor Universidade Federal de São Carlos; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Carla Roberta Sola de Paula Vieira Universidade Federal de São Carlos; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000600028

Palavras-chave:

Educação à distância, Informática em Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

O desenvolvimento da educação à distância está associado à popularização e democratização do acesso às tecnologias de informação e de comunicação. A enfermagem vem se apropriando desta modalidade de ensino em seus cursos de graduação e pós-graduação, o que tem possibilitado conhecimento de novas tecnologias, facilidade de acesso, flexibilidade temporal e espacial e custos reduzidos. Objetivou-se realizar um mapeamento nacional de forma a identificar os cursos de ensino superior de enfermagem na modalidade educação à distância. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, desenvolvido a partir de consultas a sites governamentais, não governamental e institucionais. Foram encontrados dois cursos de graduação e nove de pós-graduação oferecidos na área de enfermagem, o que é considerado um número ainda baixo, já que a educação à distância é uma ferramenta pedagógica adequada que permite a qualificação de grande contingente de enfermeiros que estão dispersos geograficamente e que não possuem acesso aos processos convencionais de ensino.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rojo, P. T., Vieira, S. de S., Zem-Mascarenhas, S. H., Sandor, E. R., & Vieira, C. R. S. de P. (2011). Panorama da educação à distância em enfermagem no Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(6), 1476-1480. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000600028