Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem

Autores

  • Vera Lucia Mira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Marina Peduzzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Marta Maria Melleiro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Daisy Maria Rizatto Tronchin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria de Fátima Fernandes Prado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Patrícia Tavares dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento
  • Enilda Maria de Sousa Lara Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento
  • Jairo Eduardo Borges-Andrade Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia Social e do Trabalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006

Palavras-chave:

Equipe de enfermagem, Capacitação, Avaliação da educação, Administração de recursos humanos em hospitais

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mira, V. L., Peduzzi, M., Melleiro, M. M., Tronchin, D. M. R., Prado, M. de F. F., Santos, P. T. dos, Lara, E. M. de S., Silva, J. A. M. da, & Borges-Andrade, J. E. (2011). Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(spe), 1574-1581. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006