Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100023Palavras-chave:
Serviços de enfermagem, Qualidade da assistência à saúde, Indicadores de qualidade, Avaliação, Estudos de validaçãoResumo
Um indicador de qualidade introduzido pela Organização Mundial da Saúde no campo da avaliação em saúde é a responsividade. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar um instrumento para avaliar a opinião do cliente sobre a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário público. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: construção do instrumento com base em levantamento bibliográfico, validação aparente, teste de aplicabilidade e teste piloto. O instrumento permite identificar as Expectativas e as Percepções do cliente, subdivididas em aspectos relacionados à Estrutura, Processo e Resultados, mensurados por meio da escala Likert com valores de 0 a 7. Com base nos resultados do teste piloto foi possível estabelecer uma indicação numérica da Taxa de Satisfação Relativa e do seu intervalo. O trabalho proporcionou a construção de uma escala de percentual de aceitabilidade para o intervalo, que pode indicar quanto o serviço de enfermagem responde às expectativas dos clientes.Downloads
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Publicado
2012-02-01
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Artigo Original
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Como Citar
Rodrigues, A. V. D., Vituri, D. W., Haddad, M. do C. L., Vannuchi, M. T. O., & Oliveira, W. T. de. (2012). Elaboração de um instrumento para avaliar a responsividade do serviço de enfermagem de um hospital universitário. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(1), 167-174. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100023