O lazer e a saúde mental das pessoas hipertensas: convergência na educação para a saúde

Autores

  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Sonia Maria Villela Bueno Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200016

Palavras-chave:

Idoso, Hipertensão, Atividades de lazer, Saúde mental, Educação em saúde

Resumo

Em hipertensos, as questões relativas à manutenção da saúde mental estão sempre presentes em virtude dos determinantes psicossociais desta doença, para os quais o lazer representa importante estratégia de controle. Este trabalho objetivou realizar, por meio de uma pesquisa-ação, a Educação para a Saúde junto a um grupo de hipertensos baseada na pedagogia crítico-social, partindo da percepção dos participantes quanto ao lazer, desenvolvendo atividades educativas e, posteriormente, avaliando a opinião dos envolvidos quanto ao impacto para a vida e para a saúde mental. O lazer foi percebido pelo grupo como estratégia de enfrentamento da solidão; como construção tardia de independência; como socialização e como promoção de saúde mental. Estas percepções levaram à identificação de dois temas geradores: envelhecimento, lazer e doença crônica; conhecimento e vivências do lazer, para os quais ações educativas foram programadas, tais como dinâmicas e grupos de discussão, a fim de favorecer condições que permitiram a socialização e a troca de experiências.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Baldissera, V. D. A., & Bueno, S. M. V. (2012). O lazer e a saúde mental das pessoas hipertensas: convergência na educação para a saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(2), 380-387. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000200016