O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300023Palavras-chave:
Tuberculose, Vulnerabilidade, Enfermagem, Prevenção de doenças transmissíveisResumo
Este estudo intencionou identificar a vulnerabilidade à tuberculose (TB) relacionada à detenção de conhecimento sobre a doença, entre 76 alunos de graduação e profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo cujos dados foram coletados por meio de um questionário fechado acerca da transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança, diagnóstico e preconceitos sobre a doença. Os dados foram analisados por meio do software SAS versão 9.1.3, com nível de significância de 5% (p < 0.05). Foi evidenciada a vulnerabilidade à TB entre alunos e profissionais relacionada ao conhecimento atinente à transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança e diagnóstico. No tocante à transmissibilidade, observou-se maior vulnerabilidade entre os profissionais. Os resultados revelam necessidade de investimento em tal questão por parte de instituições médico-assistenciais, considerando o papel desempenhado pela enfermagem nas estratégias de prevenção e controle da doença.Downloads
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Publicado
2012-06-01
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Artigo Original
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Como Citar
Mussi, T. V. F., Traldi, M. C., & Talarico, J. N. de S. (2012). O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(3), 696-703. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300023