A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Miriam Aparecida Barbosa Merighi USP; EE; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Isabel Cristina Bonadio USP; EE; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000200003

Palavras-chave:

Ensino de enfermagem, Fenomenologia

Resumo

Neste estudo nossa trajetória dirigiu-se para a compreensão da experiência vivida pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem, da EEUSP, na assistência à mulher em uma comunidade de baixa renda da cidade de São Paulo. Obtivemos descrições dos alunos e os dados foram analisados seguindo os passos da fenomenologia. Identificamos cinco temas: experiência gratificante, estimulante e valiosa; experiência de vida, de crescimento pessoal e de quebra de preconceito; atividade que permite conhecer o outro lado da assistência; atividade prática que possibilita sedimentação do conhecimento adquirido teoricamente; experiência importante e necessária. A experiência vivenciada pelos alunos mostrou-se satisfatória favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

1998-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Merighi, M. A. B., & Bonadio, I. C. (1998). A vivência de alunos de graduação em enfermagem na assistência à saúde da mulher em uma comunidade de baixa renda: uma abordagem fenomenológica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 32(2), 109-116. https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000200003