Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica

Autores

  • Maria José Moraes Antunes Universidade de São Paulo; Escola da Enfermagem; Programa de Pós-Graduação
  • Luiza Y. Okudaira Shigueno Universidade de São Paulo; Escola da Enfermagem; Programa de Pós-Graduação
  • Paolo Meneghin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200008

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação em Enfermagem

Resumo

Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1999-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Antunes, M. J. M., Shigueno, L. Y. O., & Meneghin, P. (1999). Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 33(2), 165-174. https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200008