Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I

Autores

  • Sônia Barros USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica
  • Ana Luisa Aranha e Silva CAPS
  • Ana Cristina Delgado Lopérgolo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Faculdade de Psicologia; Núcleo de Subjetividade
  • Ana Maria Fernandes Pitta Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200011

Palavras-chave:

Programa de integração docente-assistencial, Reabilitação psicossocial, Ensino de enfermagem psiquiátrica

Resumo

RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.

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Publicado

1999-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Barros, S., Silva, A. L. A. e, Lopérgolo, A. C. D., & Pitta, A. M. F. (1999). Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 33(2), 192-199. https://doi.org/10.1590/S0080-62341999000200011