A significação do glaucoma e a mediação dos significados de velhice na perspectiva vygotskiana: subsídios para a educação à saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400004Palavras-chave:
Glaucoma, Envelhecimento, Educação em saúde, EnfermagemResumo
Visando obter subsídios para a educação à saúde de idosos portadores de glaucoma, realizou-se o estudo coin três sujeitos glauco matosos, acima de 60 anos, por meio de entrevista individual e grupal. Foram identificados e analisados os sentidos e significados da doença e da própria vida e a relação entre eles, na perspectiva vygotskiana. A significação do glaucoma se configura no decurso da constituição emocional dos sujeitos e das suas experiências, reestruturando a sua subjetividade e a realidade em que vivem. A motivação central dessa significação é a esperança na cura da doença, a manutenção da autonomia e da independência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2000-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Cintra, F. A., & Sawaia, B. B. (2000). A significação do glaucoma e a mediação dos significados de velhice na perspectiva vygotskiana: subsídios para a educação à saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(4), 339-346. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000400004