A vivência de um estudante de enfermagem em uma equipe interdisciplinar: fábrica de idéias

Autores

  • Sylvia Vaie CAPS/FUNDAP
  • Sônia Barros USP; EE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000200002

Palavras-chave:

Equipe de assistência ao paciente, Saúde mental, Enfermagem psiquiátrica

Resumo

A experiência do Estágio Curricular em um serviço de atendimento à saúde mental, extra-hospitalar, o CAPS, levou ao desenvolvimento deste estudo na tentativa de entender e caracterizar uma equipe interdisciplinar nesta instituição, assim como, compreender a inserção de uma estudante de enfermagem nesta equipe. A análise das respostas revelou que nos discursos, encontra-se o conceito de interdisciplinaridade assim como o de multidisciplinaridade (trabalho compartimentado). A concepção que se tem do modelo assistencial e da inserção do projeto neste modelo, é compatível com as noções que fundamentam a descrição do serviço: flexibilidade, inter-relação dos projetos, a clínica ampliada e a reabilitação psicossocial. O fato do serviço ter um Programa de Integração Docente-Assistencial, "naturaliza" e valida a participação de uma estudante de enfermagem nos projetos assistenciais ou de sociabilidade.

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Publicado

2001-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vaie, S., & Barros, S. (2001). A vivência de um estudante de enfermagem em uma equipe interdisciplinar: fábrica de idéias. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 35(2), 100-107. https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000200002