Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas

Autores

  • Roselma Lucchese USP; EE
  • Sônia Barros Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Depto. De Enfermagem Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000100010

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Enfermagem, Alunos de enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo oferecer um espaço para a expressão vivencial do aluno de quarto ano de graduação em enfermagem. Espaço operacionalizado por meio da técnica de grupo operativo, no qual os sujeitos do estudo, centrados na tarefa trocaram experiências e avaliaram sua participação nos grupos. Para compreender o vivencial dos alunos optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como método a pesquisa-ação. A problemática do estudo envolveu o conceito de que a aprendizagem é um processo de socialização que requer mudanças, sendo mobilizadora de sentimentos do aprendiz. O grupo operativo funcionou como espaço continente das vivências dos alunos que explicitaram sentimentos mobilizados em seu processo de formação, impossíveis de serem ignorados pelo educador em enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lucchese, R., & Barros, S. (2002). Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 36(1), 66-74. https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000100010