Procedimentos estéticos: percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão

Autores

  • Ana Maria Auricchio Centro Universitário São Camilo
  • Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo USP; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000100002

Palavras-chave:

Consentimento esclarecido, Autonomia pessoal, Cirurgia plástica, Bioética

Resumo

O trabalho verificou a percepção do cliente quanto ao esclarecimento e à liberdade para tomada de decisão na realização de procedimentos estéticos. A amostra foi de 44 clientes, freqüentadores da Clínica do estudo. A coleta de dados foi realizada com instrumento de 28 proposições, classificadas nas categorias: Informação, Competência e Liberdade, e duas escalas para percepção dos clientes quanto ao esclarecimento das informações e a liberdade para tomada de decisão. Os resultados mostraram predomínio dos clientes com grau de instrução de nível superior, profissão nos níveis III, IV e V; renda familiar superior a 30 salários mínimos, idade de 41 a 50 anos, sexo feminino e estado civil casado. O tratamento clínico predominou sobre o cirúrgico, havendo superioridade do escore Competência em relação à Informação e Liberdade. Quanto às escalas referentes à percepção dos clientes, concluiu-se, no geral, que perceberam-se esclarecidos e livres para a tomada de decisão.

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Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Auricchio, A. M., & Massarollo, M. C. K. B. (2007). Procedimentos estéticos: percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(1), 13-20. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000100002