O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular

Autores

  • Maria do Carmo Querido Avelar Universidade Guarulhos; Programa de Mestrado em Enfermagem
  • Arlete Silva Universidade Guarulhos; Programa de Mestrado em Enfermagem
  • Marina Borges Teixeira Universidade Guarulhos; Programa de Mestrado em Enfermagem
  • Ana Llonch Sabatés Universidade Guarulhos; Programa de Mestrado em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300017

Palavras-chave:

Pesquisa em enfermagem, Especialização, Ensino

Resumo

Este estudo descritivo e exploratório teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades referidas por quinze alunos de cursos de especialização em enfermagem, em relação ao processo de ensino da disciplina Métodos de Investigação Cientifica, focalizado no referencial do paradigma do agir comunicativo. As categorias expressas, como facilidades e dificuldades, em relação ao conteúdo da disciplina, elaboração do projeto de pesquisa e seu desenvolvimento, foram analisadas segundo os tipos padronizados de ação comunicativa. Após a análise, pode-se perceber a emersão de elementos em diferentes níveis de desenvolvimento e interpretados numa seqüência de formas de comunicação, destacando-se por não permitir vislumbrar um compromisso com a inovação ou mudança do processo de ensino, demonstrando as perturbações do consenso neste processo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Avelar, M. do C. Q., Silva, A., Teixeira, M. B., & Sabatés, A. L. (2007). O ensino dos métodos de investigação científica numa universidade particular. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(3), 460-467. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300017