Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300019Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Prática profissional, Educação continuadaResumo
Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.Downloads
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Publicado
2007-09-01
Edição
Seção
Artigo Original
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Como Citar
Paschoal, A. S., Mantovani, M. de F., & Méier, M. J. (2007). Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(3), 478-484. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300019