Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino

Autores

  • Amarílis Schiavon Paschoal Faculdade Evangélica do Paraná
  • Maria de Fátima Mantovani Grupo de Estudos Multiprofissionais em Saúde do Adulto
  • Marineli Joaquim Méier Universidade Federal do Paraná; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300019

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Prática profissional, Educação continuada

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a concepção de educação permanente, continuada e em serviço junto a enfermeiros de um hospital de ensino. É uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a coleta dos dados foi realizada pela técnica do grupo focal, durante seis sessões gravadas em áudio e vídeo. Participaram deste estudo nove enfermeiros de um hospital de ensino. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica do discurso do sujeito coletivo, que consiste na organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal obtidos por meio de depoimentos, da qual resultou um único discurso. A pesquisa demonstrou que os enfermeiros diferenciaram os termos educação permanente, continuada e em serviço, construindo conceitos próprios, ressaltando a importância da diferenciação para definir o tipo de ação a ser tomada diante da necessidade educativa apresentada.

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Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Paschoal, A. S., Mantovani, M. de F., & Méier, M. J. (2007). Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(3), 478-484. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000300019