Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro

Autores

  • Kênia Lara Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100007

Palavras-chave:

Atenção integral à saúde, Educação em enfermagem, Atenção à Saúde

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a formação do enfermeiro para a integralidade do cuidado. Utilizaram-se como fontes de dados entrevistas com docentes, estudantes e enfermeiros de serviços, submetidas à análise de discurso. Foi reconhecida a compreensão da integralidade do cuidado na perspectiva de um modelo de atenção à saúde que tem como direcionalidade o cuidado centrado no usuário. Suscitaram reflexões sobre as tecnologias e a forma de organização do trabalho, expressas por uma tensão permanente: Clínica versus Saúde Coletiva, como desafio para a integralidade do cuidado. Identificou-se que construir a integralidade na formação implica assumir o agir em saúde como princípio educativo em uma nova forma de aprender-ensinar em saúde, que rompe com o saber formatado e descontextualizado. Concluiu-se que a integralidade é tomada como objeto de reflexão no movimento de mudança nas práticas pedagógicas e que reflete na atenção à saúde.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, K. L., & Sena, R. R. de. (2008). Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(1), 48-56. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100007