Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100007Palavras-chave:
Atenção integral à saúde, Educação em enfermagem, Atenção à SaúdeResumo
O estudo tem como objetivo compreender a formação do enfermeiro para a integralidade do cuidado. Utilizaram-se como fontes de dados entrevistas com docentes, estudantes e enfermeiros de serviços, submetidas à análise de discurso. Foi reconhecida a compreensão da integralidade do cuidado na perspectiva de um modelo de atenção à saúde que tem como direcionalidade o cuidado centrado no usuário. Suscitaram reflexões sobre as tecnologias e a forma de organização do trabalho, expressas por uma tensão permanente: Clínica versus Saúde Coletiva, como desafio para a integralidade do cuidado. Identificou-se que construir a integralidade na formação implica assumir o agir em saúde como princípio educativo em uma nova forma de aprender-ensinar em saúde, que rompe com o saber formatado e descontextualizado. Concluiu-se que a integralidade é tomada como objeto de reflexão no movimento de mudança nas práticas pedagógicas e que reflete na atenção à saúde.Downloads
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Publicado
2008-03-01
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Artigo Original
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Como Citar
Silva, K. L., & Sena, R. R. de. (2008). Integralidade do cuidado na saúde: indicações a partir da formação do enfermeiro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(1), 48-56. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000100007