A percepção das enfermeiras acerca da sua atuação ante os direitos dos clientes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000200005Palavras-chave:
Ética de enfermagem, Direitos do paciente, Autonomia pessoal, IndividualidadeResumo
Com o objetivo de conhecer a percepção das enfermeiras acerca de sua atuação ante os direitos dos clientes e desenvolver um instrumento que possibilitasse mensurar esta percepção, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com uma amostra de 73 enfermeiras de dois hospitais. Mediante um questionário auto-aplicado, foram identificados e validados quatro construtos relacionados à atuação das enfermeiras, quanto aos direitos dos clientes: preservação da individualidade; respeito à autonomia do cliente, identificação pessoal e informação para a tomada de decisão. O construto que apresentou melhor desempenho diz respeito à preservação da individualidade. Já o respeito à autonomia do cliente e a identificação pessoal situaram-se em um nível intermediário, enquanto que o construto informação para a tomada de decisão apresentou-se como o menos realizado pelas enfermeiras. A preservação da individualidade e o respeito à autonomia mostraram-se como os construtos que mais influenciam a percepção das enfermeiras de como, em geral, respeitam os direitos dos clientes.Downloads
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Publicado
2008-06-01
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Seção
Artigo Original
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Como Citar
Alves, P. C., Lunardi, V. L., Lunardi, G. L., & Lunardi Filho, W. D. (2008). A percepção das enfermeiras acerca da sua atuação ante os direitos dos clientes. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(2), 242-248. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000200005