Percepção dos enfermeiros sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos em um hospital de São Paulo

Autores

  • Liliana Cristina de Castro USP; EE; Departamento de Orientação Profissional
  • Regina Toshie Takahashi USP; EE; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000200014

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação educacional, Capacitação em serviço, Educação continuada em enfermagem

Resumo

Este estudo foi realizado com os enfermeiros de um hospital universitário da cidade de São Paulo, objetivando conhecer sua percepção sobre o processo de valiação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos junto a eles. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento contendo a questão norteadora: Qual a sua percepção sobre a avaliação da aprendizagem nos programas de treinamento? Os discursos foram analisados, segundo o referencial de Bardin, na modalidade análise de conteúdo. Os resultados mostraram as posições dos enfermeiros em três categorias distintas: 1) dificuldades percebidas no processo de avaliação da aprendizagem em que a disponibilidade de tempo, sentimentos negativos quanto à avaliação e despreocupação com os resultados dos treinamentos são os desafios a serem trabalhados no dia-a-dia; 2) metodologia desenvolvida no processo de avaliação da aprendizagem devendo considerar diferentes ritmos de aprendizado, sua experiência e história de vida e conhecimentos anteriores e 3) a avaliação do processo ensino-aprendizagem como um indicador preciso das ações passadas e controle da qualidade do ensino adotado no treinamento.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Castro, L. C. de, & Takahashi, R. T. (2008). Percepção dos enfermeiros sobre a avaliação da aprendizagem nos treinamentos desenvolvidos em um hospital de São Paulo. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(2), 305-311. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000200014