Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular

Autores

  • Lívia Silva Bosquetti Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Eliana Mara Braga USP; EE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011

Palavras-chave:

Comunicação, Relações interpessoais, Educação em enfermagem, Bolsas e estágios

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Bosquetti, L. S., & Braga, E. M. (2008). Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(4), 690-696. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011