Avaliação da implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil com enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000500003Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Saúde da criança, Saúde da família, Enfermagem pediátrica, Educação em saúde, Educação em enfermagemResumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as dificuldades e facilidades enfrentadas por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família durante o processo de implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil. A abordagem utilizada foi qualitativa, com onze enfermeiros que participaram de oficinas de capacitação em vigilância do desenvolvimento no contexto da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2009 e analisados a partir do método de análise de conteúdo, utilizando-se a modalidade temática. Foram identificados quatro núcleos temáticos: avaliação do Curso de capacitação em vigilância do desenvolvimento infantil; pontos dificultadores para aplicar os conhecimentos adquiridos; pontos facilitadores proporcionados pelo curso e transformação da prática a partir dos conhecimentos adquiridos na capacitação. Destaca-se a premência de incorporar conteúdos que priorizem questões voltadas para a vigilância do desenvolvimento infantil no ensino de graduação em enfermagem e na residência em saúde da família.Downloads
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Publicado
2012-10-01
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Artigo Original
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Como Citar
Reichert, A. P. da S., Vasconcelos, M. G. L. de, Eickmann, S. H., & Lima, M. de C. (2012). Avaliação da implementação de uma intervenção educativa em vigilância do desenvolvimento infantil com enfermeiros. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(5), 1049-1056. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000500003