Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação

Autores

  • Paula Marciana Pinheiro de Oliveira Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100026

Palavras-chave:

Literatura, Aleitamento materno, Avaliação, Tecnologia, Cuidados de enfermagem

Resumo

Este trabalho objetivou descrever o processo de avaliação de tecnologia educativa, com relação aos aspectos de conteúdo e literatura de cordel sobre amamentação. Foi realizado de março a setembro de 2009, com juízes especialistas em conteúdo e literatura de cordel, e como referencial teórico-metodológico adotou-se o Modelo da Psicometria concretizando o polo teórico. Na coleta de dados utilizou-se instrumento para avaliar conteúdo e regras da literatura de cordel. A análise foi feita mediante comparações das anotações dos juízes e reflexão crítica. Respeitaram-se os aspectos éticos. A tecnologia educativa recebeu ajustes após pareceres até sua aprovação pelos juízes, e as contribuições foram válidas por colaborar com o processo de avaliação da tecnologia. Avaliar tecnologias educativas para disponibilização é uma forma de favorecer a redução dos possíveis fatores encontrados como obstáculos e, com isso, melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, P. M. P. de, & Pagliuca, L. M. F. (2013). Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(1), 205-212. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000100026