Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados

Autores

  • Gustavo Nigenda-López Faculdade de Medicina de Harvard; Harvard Global Equity Initiative
  • Aarón Salinas-Rodríguez Instituto de Saúde Pública do México
  • Mariana Gómez-Camponovo Universidad de la República Uruguay; Faculdade de Medicina
  • Betty Manrique-Espinoza Instituto de Saúde Pública do México
  • José Arturo Ruiz-Larios Instituto de Saúde Pública do México
  • Alejandra Trejo-Rosales Instituto de Saúde Pública do México

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200021

Palavras-chave:

Idoso, Satisfação do paciente, Serviços de Saúde para Idosos, México

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivos identificar os grupos de usuários segundo o grau de satisfação com a atenção recebida nos Módulos Gerontológicos e determinar os principais fatores associados. Trata-se de estudo transversal realizado com 181 usuários nos 36 módulos do Seguro Social dos Trabalhadores Públicos, no México. O nível de satisfação foi avaliado segundo três aspectos: características gerais da atenção recebida, amabilidade no trato e infraestrutura. Foi realizada uma análise de conglomerados para identificar grupos de usuários segundo o grau de satisfação e um modelo de regressão logística ordinal para identificar os fatores associados. Estiveram satisfeitos com o serviço 53% dos usuários; medianamente satisfeitos, 34,3%; e insatisfeitos, 12,7%. Os principais fatores associados com maior grau de satisfação foram: ser mulher, maior idade e ser chefe/a de família. O sistema de saúde deve dirigir sua atenção para esse grupo populacional que é crescente e incentivar o desenvolvimento de uma atenção de qualidade que contemple as suas necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Nigenda-López, G., Salinas-Rodríguez, A., Gómez-Camponovo, M., Manrique-Espinoza, B., Ruiz-Larios, J. A., & Trejo-Rosales, A. (2013). Identificação dos usuários segundo nível de satisfação nos módulos gerontológicos empregando a análise de conglomerados. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(2), 421-425. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200021