Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental

Autores

  • Dulce Maria Pereira Garcia Galvão Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Isília Aparecida Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiatria

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200029

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Promoção da saúde, Ensino fundamental e médio, Currículo

Resumo

Para analisar os currículos e os livros escolares adotados nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências quanto à presença ou não de termos relacionados à prática da amamentação, realizamos um estudo descritivo analisando o currículo e 16 manuais de 25 escolas públicas de três municípios do interior paulista, de setembro/2010 a fevereiro/2011. Definimos previamente alguns conceitos considerados imprescindíveis para ensinar e explicar à criança noções de amamentação. Verificamos que nenhum bloco temático do currículo aborda explicitamente a temática amamentação. Nove dos 16 conteúdos definidos estavam presentes em oito dos 16 livros. Da análise emergiu a categoria apoio e ajuda da família. Três obras utilizavam ilustrações associadas à alimentação artificial. No programa e nos manuais escolares existem diversas oportunidades de incluir este tema. Aconselha-se a integração dos conteúdos em todos os manuais de Ciências dos primeiros anos do ensino fundamental.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Galvão, D. M. P. G., & Silva, I. A. (2013). Abordagem da amamentação nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(2), 477-485. https://doi.org/10.1590/S0080-62342013000200029