Atitudes e conhecimentos de enfermeiros frente ao álcool e problemas associados: impacto de uma intervenção educativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i5.78077Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Alcoolismo, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde, Enfermagem em saúde públicaResumo
Estudo exploratório de abordagem quase experimental que objetivou verificar o impacto de uma intervenção educativa em atitudes e conhecimentos de enfermeiros frente ao uso de álcool e problemas associados. A amostra incluiu 185 enfermeiros, divididos em dois grupos: 84 foram submetidos a um curso de capacitação e constituíram o grupo experimental. Os dados foram coletados por meio de um questionário de conhecimentos e uma escala de atitudes. As atitudes dos participantes de ambos os grupos foram positivas. Com relação aos conhecimentos, não se observaram diferenças significativas entre os grupos. Os maiores preditores de atitudes positivas foram possuir preparo para atuar com dependentes químicos (OR=2,18), "ter recebido maior carga horária durante a graduação sobre a temática 'álcool e outras drogas'" (OR=1,70) e "ter realizado pós-graduação" (OR=2,59). Concluiu-se que a intervenção educativa exerceu impacto positivo nas atitudes dos enfermeiros frente ao alcoolista, ao trabalho e às relações interpessoais com tal clientela.Downloads
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Publicado
2013-03-01
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Artigo Original
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Como Citar
Soares, J., Vargas, D. de, & Formigoni, M. L. O. de S. (2013). Atitudes e conhecimentos de enfermeiros frente ao álcool e problemas associados: impacto de uma intervenção educativa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(5), 1172-1179. https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i5.78077