Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de cursos de Graduação em Enfermagem

Autores

  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer Federal University of Santa Catarina (UFSC)
  • Flávia Regina Souza Ramos Federal University of Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100015

Resumo

O estudo buscou conhecer as implicações da integração ensino-serviço para a formação em Enfermagem na perspectiva de docentes, alunos e profissionais dos serviços de Atenção Básica à saúde e identificar os papéis de docentes e profissionais que acompanham as vivências práticas na formação. Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em cinco cursos de graduação em Enfermagem do estado de Santa Catarina. Foram entrevistados 22 docentes e 14 profissionais e realizados cinco grupos focais com alunos. Os resultados são apresentados em duas categorias: As implicações da integração ensino-serviço para a formação em Enfermagem: fatores contributivos e intervenientes e Relações que se estabelecem nas vivências: um discurso uníssono e uma prática dissonante. As contribuições da integração ensino-serviço são inegáveis. Apesar dessa convicção, existem fatores intervenientes que precisam estar na pauta das discussões. O papel do facilitador na formação também emergiu de modo veemente, embora persistam percepções contraditórias.

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Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Brehmer, L. C. de F., & Ramos, F. R. S. (2014). Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de cursos de Graduação em Enfermagem . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(1), 118-124. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100015