Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório

Autores

  • Camila Moreira Paladino Albert Einstein Jewish Hospital; Anesthesia Recovery Unit
  • Rachel de Carvalho School of Nursing, Albert Einstein Jewish Hospital; Anesthetic Recovery and Material and Sterilization Center
  • Fabiane de Amorim Almeida Albert Einstein Jewish Hospital; School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300006

Resumo

Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%).
Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Paladino, C. M., Carvalho, R. de, & Almeida, F. de A. (2014). Brinquedo terapêutico no preparo para a cirurgia: comportamentos de pré-escolares no período transoperatório . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(3), 423-429. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300006