A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência*
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300007Resumo
Objetivo: Descrever o comportamento de crianças durante a sessão de brinquedo terapêutico instrucional (BTI) no período pré-operatório e verificar o comportamento apresentado por elas no período transoperatório. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem quantitativa, desenvolvida em um hospital particular de grande porte da cidade de São Paulo, na qual os comportamentos apresentados por 30 crianças entre três e cinco anos submetidas à cirurgia de pequeno porte foram observados na unidade de internação durante a sessão de BT e na sala de cirurgia, desde a admissão até despertarem da anestesia. Resultados: A maioria participou efetivamente da sessão de BTI (21; 70%), entrou espontaneamente na sala operatória (22; 73,3%) e sem resistir à separação da mãe (24; 80%), colaborando com o procedimento anestésico (16; 53,3%) e despertando da anestesia tranquilamente (26; 87%). Conclusão: O uso do BTI propiciou à criança compreender o procedimento cirúrgico, tornando-o menos traumático.Downloads
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Publicado
2014-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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Como Citar
Mendes-Castillo, A. M. C., Bousso, R. S., Ichikawa, C. R. de F., & Silva, L. R. (2014). A utilização do Family Management Style Framework para avaliação do manejo familiar do transplante hepático na adolescência* . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(3), 430-437. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000300007