Uma Análise dos Impactos da Estrutura de Custos Percebida sobre a Predisposição à Pirataria de Software.

Autores

  • Richélita do Rosário Brito Casali
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB)

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Pirataria de Software, Honestidade.

Resumo

Na literatura acadêmica e profissional, a cópia ilegal de software tem sido considerada uma das principais questões éticas da era da informação. Se, por um lado, as empresas enfrentam dificuldades cada vez maiores para lidar com os problemas derivados do uso ilegal de propriedade intelectual, por outro lado inúmeros fatores parecem comprometer a percepção da pirataria como crime. Este artigo procura abordar o assunto a partir da realidade dos consumidores brasileiros, com uma análise da prática e da predisposição dos consumidores de adquirir softwares piratas. Foi realizada uma revisão da literatura e foram identificados como potenciais fatores do comportamento em questão (1) a percepção do prejuízo gerado para a firma e (2) o nível de honestidade pessoal do consumidor nas relações de troca. Realizou-se um estudo empírico com duas amostras, no qual ficou demonstrado que fatores associados à percepção de custos praticamente não exercem influência no comportamento dos consumidores; conclui-se, porém, que a dimensão de honestidade pessoal tem efetivamente influência no comportamento de pirataria.

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Biografia do Autor

  • Richélita do Rosário Brito Casali
    Administradora e Mestra em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ̶ João Pessoa-PB, Brasil Pesquisadora com interesse em Ética em marketing e membro do Núcleo de Marketing e Métodos Quantitativos (MEQAD)
  • Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB)
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB) ̶ João Pessoa-PB, Brasil Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Núcleo de Marketing e Métodos Quantitativos – MEQAD

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Publicado

2014-06-02

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Uma Análise dos Impactos da Estrutura de Custos Percebida sobre a Predisposição à Pirataria de Software. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(2), 253-268. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99927