Uma Análise dos Impactos da Estrutura de Custos Percebida sobre a Predisposição à Pirataria de Software.
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Pirataria de Software, Honestidade.Resumo
Na literatura acadêmica e profissional, a cópia ilegal de software tem sido considerada uma das principais questões éticas da era da informação. Se, por um lado, as empresas enfrentam dificuldades cada vez maiores para lidar com os problemas derivados do uso ilegal de propriedade intelectual, por outro lado inúmeros fatores parecem comprometer a percepção da pirataria como crime. Este artigo procura abordar o assunto a partir da realidade dos consumidores brasileiros, com uma análise da prática e da predisposição dos consumidores de adquirir softwares piratas. Foi realizada uma revisão da literatura e foram identificados como potenciais fatores do comportamento em questão (1) a percepção do prejuízo gerado para a firma e (2) o nível de honestidade pessoal do consumidor nas relações de troca. Realizou-se um estudo empírico com duas amostras, no qual ficou demonstrado que fatores associados à percepção de custos praticamente não exercem influência no comportamento dos consumidores; conclui-se, porém, que a dimensão de honestidade pessoal tem efetivamente influência no comportamento de pirataria.Downloads
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Publicado
2014-06-02
Edição
Seção
Marketing
Como Citar
Uma Análise dos Impactos da Estrutura de Custos Percebida sobre a Predisposição à Pirataria de Software. (2014). REGE Revista De Gestão, 21(2), 253-268. https://revistas.usp.br/rege/article/view/99927