FATORES QUE AFETAM A PERCEPÇÃO DO COLABORADOR SOBRE A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Richardson Moro Schmittel Fucape Bussiness School, Vitória, ES, Brasil
  • Emerson Wagner Mainardes Fucape Bussiness School, Vitória, ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.12.004

Palabras clave:

Orientação para o mercado, Tecnologia da informação, MARKOR.

Resumen

Orientação para o mercado é a capacidade que uma organização tem de entender e satisfazer seus clientes a partir da identificação das suas necessidades e adequação dos produtos e serviços ofertados. Tal capacidade gera benefícios como aumento das vendas, lucratividade, faturamento e satisfação dos funcionários. O objetivo desta pesquisa foi identificar junto aos colaboradores de uma empresa de tecnologia da informação os fatores que, na percepção deles, afetam a orientação para o mercado da empresa. Foi feita uma pesquisa quantitativa, descritiva, com corte transversal, por meio de questionários respondidos por 177 funcionários de uma empresa do setor, nos quais foram gerados dados posteriormente analisados por regressão linear múltipla. Após a análise, constatou-se, na opinião dos funcionários, que a empresa pode obter melhor orientação para o mercado se ouvir os anseios e as reclamações dos clientes, fazer pesquisas de mercado, manter um nível adequado de comunicação interna e desenvolver produtos e serviços alinhados com o que o cliente quer.

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Publicado

2016-09-21

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

FATORES QUE AFETAM A PERCEPÇÃO DO COLABORADOR SOBRE A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE UMA EMPRESA DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (2016). REGE Revista De Gestão, 23(2), 148-158. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.12.004