CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NA HOTELARIA DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores/as

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque Universidade de São Paulo (USP)
  • Carlos Alberto Freire Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

Gestão estratégica de pessoas, Capacidades organizacionais, Hotelaria

Resumen

O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o grau de desenvolvimento de capacidades organizacionais oriundas do papel de Recursos Humanos na hotelaria do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvido um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, nos hotéis localizados nos dois principais destinos turísticos de quatro estados do Nordeste do Brasil, a saber: Salvador/BA, Porto Seguro/BA, Fortaleza/CE, Canoa Quebrada/CE, Recife/PE, Porto de Galinhas/PE, Natal/RN e Pipa/RN. O instrumento de coleta de dados investiga as capacidades organizacionais com base no modelo de múltiplos papéis de Ulrich (1998, 2000). Os resultados apontam uma tendência entre os meios de hospedagem a conseguir desenvolver melhor as capacidades organizacionais orientadas para o cotidiano e para o nível operacional. Por outro lado, eles se deparam com maiores dificuldades para desenvolver as capacidades organizacionais orientadas para o futuro e para o nível estratégico. Essa tendência ratifica o distanciamento estratégico ainda vivenciado pela gestão de pessoas das organizações contemporâneas. Assim, foi possível perceber que a gestão estratégica de pessoas ainda é um desafio para os meios de hospedagem, os quais precisam investir em uma mudança de ênfase do administrativo para o estratégico, do funcional para o modelo baseado nos negócios.

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Publicado

2017-05-23

Número

Sección

Gestão de Pessoas em Organizações

Cómo citar

CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NA HOTELARIA DO NORDESTE BRASILEIRO. (2017). REGE Revista De Gestão, 24(2), 170-180. https://revistas.usp.br/rege/article/view/133009