Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de Administração em 2000, 2001 e 2002

Autores/as

  • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira Universidade Federal de Lavras; Departamento de Economia e Administração
  • Ronaldo Rocha Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora; Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36530

Palabras clave:

Ensino superior, Exame Nacional de Cursos, Análise de correspondência, Graduação em Administração

Resumen

Este trabalho busca evidenciar a relação entre os conceitos obtidos pelas escolas de Administração no Exame Nacional de Cursos e seus respectivos perfis de qualificação e de dedicação docente em 2000, 2001 e 2002. Em seus resultados, descreve a distribuição das instituições de ensino a partir das variáveis "conceitos obtidos", "localização geográfica" e "categoria administrativa". Emprega, ainda, o método estatístico de análise de correspondência para ilustrar a associação entre conceitos "A" e elevados percentuais de professores com doutorado e dedicação exclusiva. Nas considerações finais, o trabalho aponta possíveis fatores impeditivos da melhoria dos índices de dedicação e qualificação docente (como o tempo demandado para a formação de doutores, a assimetria entre os sistemas de graduação e pós-graduação em Administração e a sistemática de remuneração por horas-aula) e expõe limitações e oportunidades para novas pesquisas.

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Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Ensino em Administração

Cómo citar

Exame Nacional de Cursos: análise da relação entre conceitos, qualificação e dedicação docente nas escolas de Administração em 2000, 2001 e 2002 . (2005). REGE Revista De Gestão, 12(4), 1-16. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36530