Orientação para o mercado e construção de marca: estudo exploratório em uma empresa de telefonia móvel

Autores/as

  • Geraldo Luciano Toledo FIA
  • Daniela Motta Romeiro Khauaja Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36534

Palabras clave:

Orientação para o mercado, Marca

Resumen

O cenário competitivo contemporâneo induz as empresas a adotarem uma filosofia de orientação para mercado, buscando criar e manter vantagem competitiva sustentável. Dada a dificuldade de diferenciarem-se, muitas organizações têm investido em ativos intangíveis, como a construção de marcas, no intuito de conseguir vantagem de longo prazo. Nesse contexto, o estudo teve por objetivo analisar, sob a ótica da filosofia de orientação para mercado, as estratégias de marketing voltadas para a construção de uma marca. Metodologicamente, procedeu-se, inicialmente, a uma fundamentação teórica sobre os assuntos pertinentes ao tema estudado. Realizou-se, ainda, uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo por foco a análise e descrição do processo de construção de uma marca sólida, em um setor altamente competitivo - telefonia móvel -, que experimentou intensas transformações nos últimos anos. Explicitaram-se, no estudo empírico, aspectos referentes à construção da marca, a partir de uma mudança na cultura da própria empresa, propiciada pelas condições de mercado e pela estratégia da operadora.

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Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Orientação para o mercado e construção de marca: estudo exploratório em uma empresa de telefonia móvel . (2005). REGE Revista De Gestão, 12(4), 73-88. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2005.36534