Marketing de Relacionamento sob a influência da Internet

Autores/as

  • Sandra Sayuri Yamashita Nakagawa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Programa de Pós-graduação em Administração
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36550

Palabras clave:

Internet, Marketing de relacionamento, Comércio eletrônico

Resumen

A evolução tecnológica favorece o surgimento de novas formas de oferta de produtos e serviços pelas empresas a seus clientes, acarretando efeitos sobre vários aspectos da organização e da sociedade. Um dos agentes que têm atuado nessa transformação é a Internet, por meio do comércio eletrônico. Como se posiciona o Marketing de Relacionamento quando as relações com o cliente passam a se dar prioritariamente pelo computador? Neste artigo, acentua-se a discussão sobre os elementos do Marketing de Relacionamento a serem gerenciados, contornados, assimilados ou aproveitados em benefício das empresas, trazidos pela Internet ou já presentes em sua realidade, porém sob influência do novo contexto, visando à manutenção ou desenvolvimento de vantagem competitiva nas empresas. Por meio de pesquisa exploratória na forma de estudo de multicasos com empresas atuantes no mercado consumidor, sediadas na Grande São Paulo, este estudo proporciona, enfim, uma reflexão acerca das práticas de Marketing de Relacionamento, da implementação de melhorias nos sites das empresas e das mútuas interferências entre as questões inerentes ao Marketing de Relacionamento e as operações pela internet.

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Publicado

2006-03-01

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Marketing de Relacionamento sob a influência da Internet . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(1), 57-73. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36550