Relacionamento interorganizacional e hold-up no setor automotivo: uma análise sob o enfoque da Economia dos Custos de Transação

Autores/as

  • Elio Ferrato Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Política Científica e Tecnológica
  • Ruy de Quadros Carvalho Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Geociências; Departamento de Política Científica e Tecnológica
  • Eduardo Eugênio Spers FIA; PENSA
  • Nádia Kassouf Pizzinatto Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36551

Palabras clave:

Relações Interorganizacionais, Indústria Automotiva, Economia dos Custos de Transação, Hold-up, Estrutura de Governança

Resumen

As mudanças institucionais ocorridas a partir da década de noventa forçaram os fornecedores de peças da indústria automotiva brasileira a ajustar seus processos para atender às exigências de um mercado globalizado. Surge, então, uma complexa relação interorganizacional entre os fornecedores e as montadoras. Este estudo analisa essa relação pela ótica da teoria da Economia dos Custos de Transação (ECT). Analisando-se uma montadora e doze de seus fornecedores, foram levantadas proposições sobre a percepção do risco de quebra contratual (hold-up). Os resultados demonstraram que o tempo de relação fornecedor/montadora, o detalhamento na elaboração do contrato e um menor monitoramento da montadora sobre o fornecedor implicam menor percepção de risco de hold-up, assim como ficou demonstrado que a estrutura de governança dominante nessa relação é o modelo híbrido, que permite redução de custos de transação. Outros estudos que aprofundem a relação interorganizacional sob a ótica da ECT com um campo amostral mais amplo e heterogêneo podem contribuir para o desenvolvimento e aplicação desta teoria.

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Publicado

2006-03-01

Número

Sección

Economia de Empresas

Cómo citar

Relacionamento interorganizacional e hold-up no setor automotivo: uma análise sob o enfoque da Economia dos Custos de Transação . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(1), 75-87. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36551