Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas no sistema orgânico

Autores/as

  • Cleber Luiz Ferreira Dantas Universidade Federal Rural de Pernambuco; Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco; Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36559

Palabras clave:

Horticultura, Estratégia, Produtos Orgânicos

Resumen

O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise da estratégia adotada por uma empresa produtora e distribuidora de hortaliças orgânicas e tradicionais que atua no mercado da região metropolitana do Grande Recife, Estado de Pernambuco. Essa empresa optou pela estratégia competitiva genérica de diferenciação, enfocando a produção e a comercialização com mais eficiência que as demais organizações do setor. O foco do estudo é a estratégia tática da empresa, que enfatizou a tecnologia de produção e de distribuição. Nele, consegue-se identificar os tipos de intervenção técnica e também os aspectos administrativos de agregação de valor aos produtos que conferem vantagens comerciais ao produtor, com o fornecimento de hortaliças de melhor qualidade, demandadas por um cliente-tipo de maior poder aquisitivo. Neste artigo, analisa-se o sucesso da estratégia de diferenciação como fator de competitividade para o ramo hortícola, tendo como estudo de caso o Sítio Vertentes, produtor de hortaliças orgânicas, convencionais e hidropônicas, localizado no município de Chã Grande, agreste Pernambucano. Os fundamentos teóricos deste estudo são os conceitos básicos da estratégia competitiva.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2006-06-01

Número

Sección

Economia das Organizações

Cómo citar

Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas no sistema orgânico . (2006). REGE Revista De Gestão, 13(2), 67-77. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36559