Expectativas e satisfação dos alunos de graduação em administração da FEA-USP/SP em relação aos estágios
DOI:
https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36582Palabras clave:
Estágio, Motivação, ExpectativaResumen
Muitas empresas começaram a pensar os seus programas de estágio como meio de adquirir competências estratégicas fundamentais para sustentar e criar vantagens competitivas. Porém, poucas companhias estão se preocupando com o outro lado da mesa, com as necessidades e expectativas dos clientes desses programas. Assim, este estudo objetivou levantar a opinião dos estagiários sobre as oportunidades de desenvolvimento oferecidas pelas empresas e, por meio disso, identificar as expectativas e necessidades que os motivam a buscar esses programas e como esses aspectos estão sendo satisfeitos. Para isso, utilizaram-se questionários semi-estruturados, respondidos pelos alunos de Administração na disciplina Estágio Supervisionado. Após a mensuração quantitativa dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, que deu suporte à investigação qualitativa dos comentários pessoais dos discentes. Os resultados apontaram que os alunos esperam, entre outros aspectos, que o estágio seja uma oportunidade de aplicar, na realidade empresarial, os conhecimentos adquiridos na faculdade e, dessa forma, que ele possibilite o crescimento profissional do estagiário e, conseqüentemente, a obtenção de reconhecimento interno e externo à empresa. Ademais, descobriu-se que os respondentes estão motivados a alcançar a auto-realização, tendo já satisfeito os níveis precedentes da hierarquia de Maslow, e que as empresas estão oferecendo as oportunidades para que isso se concretize.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-01-01
Número
Sección
Recursos Humanos
Cómo citar
Expectativas e satisfação dos alunos de graduação em administração da FEA-USP/SP em relação aos estágios . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(spe), 61-76. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36582