Revisitando o posicionamento em marketing

Autores/as

  • Braulio Oliveira FIA
  • Marcos Cortez Campomar FIA

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36589

Palabras clave:

Posicionamento, Posicionamento estratégico, Marketing

Resumen

A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento relativamente aos direcionamentos dos concorrentes da empresa, é fundamental para o sucesso de um negócio. De caráter exploratório e teórico, este trabalho discute o posicionamento em marketing, dadas a sua evolução desde a concepção do conceito e a variabilidade com que vem sendo tratado. A partir das reflexões dos autores verificadas na revisão bibliográfica realizada, pôde-se considerar que, atualmente, o posicionamento é um conceito estratégico, pois se traduz na própria proposta de valor da empresa para uma dada oferta e cumpre a função de diretriz das decisões relativas ao composto de marketing. Além disso, são tecidas considerações acerca do relacionamento do posicionamento com os conceitos de segmentação de mercado, de marca, de diferenciação e de imagem.

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Publicado

2007-03-01

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Revisitando o posicionamento em marketing . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(1), 41-52. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36589