Corporate reputation: a review of literature

Autores/as

  • Patricia de Salles Vance Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia
  • Claudio Felisoni de Ângelo USP; Faculdade de Economia

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36616

Palabras clave:

Reputação Corporativa, Marca Corporativa, Identidade Corporativa, Comunicação Corporativa

Resumen

O tema reputação corporativa tem sido objeto de estudos acadêmicos há algumas décadas, porém, somente a partir da década de 90 intensificou-se esse interesse, manifestado por autores de diferentes áreas de estudo. A diversidade de abordagens pressiona o debate sobre a definição de um constructo e sobre a forma mais adequada de mensuração da reputação corporativa de uma organização. O propósito deste artigo é realizar uma revisão da literatura sobre a questão da reputação corporativa em três perspectivas distintas. Pretende-se, em primeiro lugar, percorrer a literatura sobre o assunto, apontando as diferentes definições apresentadas do tema. Em seguida, identificar os termos correlatos à reputação corporativa, como: marca corporativa, identidade corporativa e comunicação corporativa. E, finalmente, a fim de ampliar as possibilidades de trabalhos empíricos futuros, examinar criticamente as diferentes propostas de mensuração da reputação corporativa das organizações.

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Publicado

2007-12-01

Número

Sección

Marketing

Cómo citar

Corporate reputation: a review of literature . (2007). REGE Revista De Gestão, 14(4), 93-108. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2007.36616