O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: MÚLTIPLOS INTERESSES ARTICULADOS NO FORMALISMO

Autores/as

  • Simone de Souza
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva
  • Annor da Silva Junior
  • Priscilla de Oliveira Martins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49920

Palabras clave:

Processo de Formação de Estratégias, Instituição de Educação Superior Privada, Formalismo.

Resumen

O objetivo deste artigo é compreender o processo no qual a formação de estratégias em uma Instituição deEducação Superior (IES) privada se relaciona com os múltiplos interesses, que se estabelecem entre a IES e a regulamentação governamental. A discussão teórica levou ao entendimento de que essa articulação pode seresclarecida ao se considerar que na relação entre a mantenedora e a mantida da IES, o processo de formação de  estratégias polariza-se num continuum entre a emergência e a deliberação (Mintzberg, 1978; 1988;Mintzberg; Waters, 1985) permeado pelo isomorfismo institucional (DiMaggio; Powell, 1983) que émotivado pela regulamentação governamental. Para legitimar empiricamente essa discussão, realizou-se umestudo de caso de natureza qualitativa (Yin, 2001; Triviños, 1987) em uma IES  privada. Os dados foramcoletados via triangulação (Jick, 1979) e submetidos à análise temática de conteúdo (Bardin, 1977, Minayo,2001). Os  resultados evidenciam que  a articulação dos  múltiplos  interesses  com a regulamentaçãogovernamental fazem com que o processo de formação de estratégias na IES pesquisada siga a uma lógicatipicamente formalística (Riggs, 1964).

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Número

Sección

Estratégia Empresarial

Cómo citar

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA: MÚLTIPLOS INTERESSES ARTICULADOS NO FORMALISMO. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(3). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49920