A Dinâmica da Inovação Tecnológica: Papel da Demanda Puxada, Tecnologia Empurrada e Incentivos Governamentais na Indústria Farmacêutica Brasileira

Autores/as

  • Cassia Rita Pereira da Veiga
  • Claudimar Pereira da Veiga
  • Jansen Maia Del Corso
  • Wesley Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61966

Palabras clave:

Demanda Puxada, Tecnologia Empurrada, Indústria Farmacêutica

Resumen

As ações políticas de um governo são capazes de incentivar ou inibir os investimentos em P&D por meio de suas estratégias, que podem variar de intrusivas e dominadoras até um nível de controle baixo ou inexistente. A intervenção governamental no setor farmacêutico deve equilibrar um balanço entre gastos com a saúde e os objetivos políticos industriais dessas empresas. Este trabalho teve o propósito de avaliar a relação entre demanda puxada, tecnologia empurrada e as determinações governamentais na indústria farmacêutica brasileira. Trata-se de um trabalho exploratório e longitudinal em que foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. As análises foram realizadas em nível macroeconômico. Para verificar a demanda puxada, foi analisada a trajetória da indústria farmacêutica no Brasil, especificando-se a intervenção governamental em cada contexto histórico e a análise do IGP para cada período. A tecnologia empurrada foi avaliada pela contagem de patentes na base de dados INPADOC para a classificação A61 e pela análise dos investimentos em P&D das multinacionais instaladas no Brasil. Os resultados da pesquisa foram positivos, sugerindo que as intervenções governamentais são decisivas para o desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cassia Rita Pereira da Veiga

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba-PR, Brasil. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

  • Claudimar Pereira da Veiga

    Doutorando em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba-PR, Brasil. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

  • Jansen Maia Del Corso
    Professor Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba-PR, Brasil. Doutor em Management Science – Administración y Dirección de Empresas pela Escola Superior d’Administració i Direcció d’Empreses (ESADE) – Barcelona, Espanha. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).
  • Wesley Vieira da Silva

    Coordenador e Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Pontifícia
    Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Curitiba-PR, Brasil. Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Número

Sección

Administração de Ciência e Tecnologia

Cómo citar

A Dinâmica da Inovação Tecnológica: Papel da Demanda Puxada, Tecnologia Empurrada e Incentivos Governamentais na Indústria Farmacêutica Brasileira. (2012). REGE Revista De Gestão, 19(4), 515-534. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.61966